VNC 04

O módulo Raspberry Pi já era excepcional . Pequeno, relativamente barato e com inúmeros recursos embutidos em um placa somente. Com o Raspberry Pi 3 , alguns recursos adicionais foram implementados, além do aumento de performance.

O Raspberry Pi 3 já tem interface WIFI e Bluetooth integradas. Isso é muito bom, pois facilita ainda mais a implementação de inúmeras aplicações.

Nesse tutorial , explicarei como conectar o seu Raspi Pi 3 ao seu computador Windows (no meu caso, uso o Windows 10) ,  usando um cabo de rede. Com o programa VNC, você terá acesso à uma interface gráfica do Sistema Operacional , sem que haja a necessidade de conectar um monitor, um teclado e um mouse no Raspi Pi 3 !

Nesse tutorial , eu usei o Sistema Operacional PIXEL. Escolhi o PIXEL pois ele tem alguns melhoramentos na interface com o usuário.  Mas pode usar o S.O. RaspBian também.

Introdução do S.O. Pixel

Para fazer a conexão via rede ethernet, é preciso saber o endereço IP do seu Raspi Pi 3. Existem alguns meios para se descobrir esse IP.  Com o Raspi Pi 3 ligado na fonte e com o Sistema Operacional já carregado, faça a conexão com o seu modem ou Roteador, usando um cabo de rede. O seu computador deve estar conectado no mesmo dispositivo, isto é, na mesma rede. Acessando o gerenciamento do dispositivo de rede, dá para descobrir o IP do Raspi Pi 3.

Para facilitar a pesquisa dos IPs na sua rede, identifique primeiro o IP do seu PC. No Prompt de comando do Windows, digite o comando ipconfig.  Na lista de endereços do seu Adaptador de rede, encontrará o IP do seu PC.

IP Win10 01X.jpg

O  método mais fácil para identificar o IP do Raspi Pi 3 é usando o programa Advanced IP Scanner. Baixe e rode o programa.    Download Advanced IP Scanner

Como o IP do meu PC era 192.168.0.12, escolhi a faixa de 192.168.0.1 até 192.168.0.255 para ser varrida. No programa Advanced IP Scanner, digite na linha de comando a faixa de endereços da sua rede. E pressione o botão para Verificar.

IP Scanner 01

Após alguns segundos,  todos os dispositivos conectados na minha rede, foram identificados. E veja que o IP do Raspi Pi 3 também foi mostrado = 192.168.0.11.

IP Scanner 02X

Agora já dá para  fazer a conexão SSH com o Raspi Pi 3.  Usei o programa PUTTY que é muito versátil e é de graça.  Baixe e instale o programa no seu PC.  Download do PUTTY

Putty 01

Veja que digitei o IP do Raspi Pi 3 – 192.168.0.11, a porta de SSH – 22 e selecionei SSH . Se quiser salvar essa configuração, pressione Save. Para abrir a conexão SSH, pressione Open.  Log com o usuário pi e password raspberry .

SSH 01

Legal ! Já estamos conectados no Rasp Pi 3 . Com essa janela SSH, dá para fazer muita coisa, como instalação de programas, fazer atualizações e configurações. Mas o nosso objetivo é ter acesso à uma janela gráfica, portando precisaremos usar o programa VNC.

VNC no Raspberry Pi

Para instalar o Real VNC no seu Raspi Pi 3, digite esses comandos na janela SSH: (copie a linha de comando e clique com o botão direito do mouse na janela SSH e dê enter )

sudo apt-get update
 sudo apt-get install realvnc-vnc-server realvnc-vnc-viewer

Após instalar o programa VNC , digite na linha de comando da janela SSH :

vncserver

SSH 02

Na última linha, veja a sessão de VNC que foi ativada :  (no meu caso foi a sessão 1)

New desktop is RPI3_Pixel:1 (192.168.0.11:1)

Pronto, agora precisamos instalar e configurar o VNC no seu PC. Baixe e instale o programa VNC Viewer para Windows.

Download do VNC Viewer

Após carregar o programa , na linha de comando  digite o IP , dois pontos e  a sessão do VNC do Raspi Pi 3.

192.168.0.11:1

VNC 01

Na janela de Autenticação da sessão VNC , digite o usuário pi e password raspberry. Pressione OK.

VNC 02

E assim abrirá a janela gráfica do Raspi Pi 3 (PIXEL) . Através dessa janela, usando o mouse e teclado do seu PC, poderá fazer tudo, como se fosse diretamente no Raspi Pi 3.

Qualquer dúvida, podem me consultar !

VNC 03

Anúncios