ESP32 protowire 2

Translation: If you want to translate this tutorial into your language, I suggest using the Google Chrome browser. Right-click – it will be translated into your language. If you have questions, you can post in any language for me!

A placa ESP32 DEVKIT tem o comprimento de 54 mm e a largura de 27 mm (aproximadamente). Com essa largura, fica difícil para fazer montagens em um  Protoboard. Portanto durante as minhas montagens de testes, estarei usando dois Protoboards (760 furos cada) . Assim terei um espaço com bastante furos para serem usados com o ESP32. Achei que essa foi a melhor solução. A foto é somente ilustrativa.

O tipo de alimentação mais comum é através da USB (conector micro-USB). Mas lembre-se que antes de conectar o ESP32 no seu PC, terá que instalar os drivers da Interface USB-serial. Na minha placa, o chip usado para essa interface é o CP2102. Veja a identificação no próprio chip. Se na sua placa for usado outro chip, instale os drivers adequados.

Link para download dos drivers do CP2102 para Windows, Macintosh OSX, Linux e Android :

Link dos Drivers CP2102

No meu caso, o  meu PC roda Windows 10. Usando o cabo USB, conecte o seu ESP32 em uma porta USB (que suporte 500 mA, preferencialmente). Para descobrir qual porta COM será usada pela Plataforma de desenvolvimento de aplicações do ESP32, acesse o Gerenciador de dispositivos e identifique a COM configurada.  Digite Gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa do Windows e selecione-o. No meu PC, a porta configurada foi a COM3.

ESP32 porta COM3

Só por curiosidade, medi as tensões de alimentação da placa ESP32.  No pino 5V , a tensão medida foi de 4,94V e no pino 3,3V, a tensão foi de 3,27V. Muito bom !

O ESP32 foi lançado em 2016, por isso, atualmente já existem vários Ambientes de Desenvolvimento de aplicações:

  • ESP-IDF – Framework de desenvolvimento IoT oficial da ESPRESSIF para o ESP32. Ele é o mais completo, mas é complicado de usar.           Link do ESP-IDF
  • Arduino-IDE : é o Ambiente de desenvolvimento mais conhecido de todos e bem mais fácil de usar.                                                          ESP32 – Arduino IDE
  • PlatformIO : é um ambiente similar ao do Arduino. Ainda não posso afirmar se é melhor.                                                                             ESP32 – PlatformIO

Espero, assim que possível, criar tutoriais sobre cada um dos Ambientes acima citados. Existem outros ambientes , mas menos conhecidos . Procure no site ESP32.net , por “Development Tools and Environments”.

Assim que conectei o cabo USB no ESP32, fiquei curioso para  saber o que estava gravado na placa. O Sistema Operacional usado pela ESPRESSIF na ESP-IDF é o FREERTOS. Assim como no ESP8266, o ESP32 também pode ter um firmware de Comandos AT (tanto para WIFI como para Bluetooth).

Link do Manual ESP32 – AT commands

Para conectar-me na console do ESP32, usei o programa (grátis) PUTTY . Configurei a COM3 com a velocidade 115200 Bps (padrão para o ESP32). Edite e salve a sua configuração, para facilitar o uso.

PUTTY COM3

Opa ! Veja a tela que apareceu na minha console ! Na verdade , o que apareceu primeiro foi a tela de RESET (poweron_reset). Depois apareceu Hello, my first lolin32.

O reset apareceu depois nessa tela , pois foi depois que eu pressionei o botão de RESET na placa.  Ao pressionar esse botão, o ESP32 dá um reboot. 

ESP32 serial 02

Minha placa parece que veio instalada com o firmware da WEMOS. No fórum do ESP32, descobri que alguns usuários tiveram dificuldade para gravar outros FWs , sobrepondo o LOLIN32.

Site da WEMOS

Acessei o site e não encontrei nenhum tutorial !  Que decepção ! Fui para o site do Fórum, e fiquei mais preocupado – LOLIN32 is dead ?       Fórum do LOLIN32

OK ! Primeiro desafio – tentar usar Arduino IDE (mais fácil para começar) . 

Aguardem o próximo tutorial !