Translation: If you want to translate this Tutorial for your Language, I suggest using the Chrome browser. Click the right mouse button – it translates to your language. If you have questions, you can post in any language for me!

Mais um Tutorial sobre Plataforma de Desenvolvimento de aplicações para o ESP32 . Não conhecia o PlatformIO, mas já descobri algumas qualidades interessantes. O PlatformIO é OPEN Source e permite o uso de vários Microcontroladores, como ARDUINO, STM32, PIC e também o ESP8266 e o ESP32 (são mais de 400 placas suportadas!). Isso pode ser uma vantagem, quando se pretende migrar uma aplicação de um Microcontrolador para outro (Cross Platform Build). Um recurso que eu achei interessante é o de auto-preenchimento de código. Isso facilita bastante a edição do programa.

Informações sobre PlatformIO

Essa Plataforma pode rodar no Windows, no MAC e no Linux/ARM. Você pode ter uma IDE Standalone (no seu PC) ou uma IDE na nuvem(Cloud). Vários tipos de  Editores podem ser usados, mas esses dois são mais indicados – o ATOM e o VSCODE da Microsoft.

Instalando o Editor ATOM 

Como eu já conhecia o editor VSCODE, resolvi fazer testes iniciais com ele. Consegui instalá-lo, configurar para o PlatformIO. Consegui compilar Sketches para o ESP32. Consegui gravar na Flash. Mas ao usar o Monitor Serial, tive muita dificuldade em configurá-lo. Depois que consegui alterar o Baud rate da serial, o programa não conseguiu mais gravar na Flash. Muitos problemas e documentação deficiente !

PlatformIO IDE for VSCode

PlatformIO IDE for Atom

Portanto esse Tutorial é baseado no editor ATOM para ser rodado em um PC com Windows 10. Se preferir o VSCODE e conseguir usá-lo, depois me informe como.

Baixe o Editor ATOM e instale-o ( use uma versão 3.9.X – versão 4.0 não é suportada) .

Download Editor ATOM

Abra o Gerenciador de pacotes, e procure por platformio IDE e instale o pacote.

Menu: File > Settings > Install

ATOM platformio install

ATOM platformio ide

Após a instalação da PlatformIO IDE, instale o programa de auto complementação inteligente de código CLANG (muito bom isso !).

ATOM platformio clang

Use a opção “Add LLVM to the system PATH for all users”  durante a instalação do CLANG.

Clang

Usando o ATOM com o PlatformIO 

Abra o ATOM e clique em +New Project  (novo projeto) .

ATOM platformio new project

Selecione a placa – ESP32 (seu modelo) e o Framework –  Arduino ou ESP-IDF e depois clique em Finish.

ATOM platformio esp32

Na janela  Project, você poderá acessar dentro da  pasta src, o Sketch (main.cpp) a ser editado e usado. Aqui você poderá editar o seu programa.

ATOM platformio main

Testando um exemplo da PlatformIO 

Vamos testar o ESP32 com um dos exemplos que tem na PlatformIO. Conecte o seu ESP32 na porta USB do seu PC. Identifique a serial COM usada (veja nos meus outros tutoriais como identificá-la).

Na janela de Quick Access , clique em  Project Example, selecione o exemplo espdif-hello-world e importe-o

Hello World

Na janela  Project, acesse dentro da  pasta src, o Sketch (main.cpp). 

Sketch hello world

Para Compilar o seu Sketch, clique em PlatformIO : Build .  O programa foi automaticamente gravado na Flash após a compilação com sucesso (demorou mais de 200 segundos!). Acho que alterando a configuração, é possível diminuir esse tempo.

PlatformIO Build

Se precisar gravar novamente na Flash do ESP32 , clique em PlatformIO: Upload.

PlatformIO Upload

 

Para acessar a Console Serial do ESP32 , clique em Serial Monitor, na parte inferior do editor ATOM. E configure a porta COM do seu PC com a velocidade de 115200 Bps. Clique em START, para abrir a janela do Serial Monitor.

PlatformIO Serial

PlatformIO Serial config

PlatformIO Serial janela

Daqui para frente, você poderá aprender mais recursos, consultando o HELP e na WEB. Mas já estará apto para usar a PlatformIO com o ESP32.

Mais recursos para o ATOM

Meus Tutoriais para o ESP32 :

Espero que tenham gostado – Aguardem mais tutoriais

 

Anúncios